Header Ads

test

Manual de aconselhamento em Hepatites Virais


Apresentação

Ao lado de diagnóstico preciso e de tratamento digno e eficiente, a necessidade de se instalar um serviço de aconselhamento humano e acolhedor é parte integrante dos objetivos da saúde pública. A busca pela humanização dos serviços no Sistema Único de Saúde passa necessariamente pelo incremento de um sistema de aconselhamento que, não apenas instrua e informe, mas também ouça as necessidades e as dúvidas dos usuários que recorrem aos serviços.

Consciente desta necessidade, o Programa Nacional de Hepatites Virais (PNHV) elaborou este “Manual de Aconselhamento”, visando contribuir para a consolidação deste sistema de atendimento nos diversos serviços que atendem aos usuários que estiveram sob risco de ter adquirido hepatites virais ou aos portadores já identificados. Este manual também faz parte dos materiais instrucionais usados nas diversas capacitações que o PNHV vem promovendo para os Centros de Testagem e Aconselhamento de todo o país.

O ser humano é o elo mais importante em todo o sistema público de saúde e sua valorização e a ampliação das formas de atendimento e compreensão devem ser aperfeiçoadas. A promoção de ações de aconselhamento, através dos conteúdos aqui apresentados, tem também este objetivo. Este manual contou com a colaboração de profissionais de ponta, ouviu usuários do sistema e valorizou e procurou incorporar a experiência de diversos atores envolvidos com esta metodologia de trabalho.

À medida em que o PNHV define esta prioridade para os serviços do SUS e incentiva a prática do aconselhamento nas diversas ações, incluindo a do atendimento médico, dá mais um passo na busca de revisão e aprimoramento de suas metas, visando um trabalho eficiente e humano.

Programa Nacional de Hepatites Virais

Download AQUI


Nenhum comentário