Header Ads

test

Aconselhamento em DST e HIV/AIDS



A presença significativa das DST e HIV/Aids em nosso país tem gerado a necessidade de se desenvolver novas e mais eficazes estratégias de prevenção. Nesse sentido, uma das prioridades da CN-DST/AIDS hoje é incluir práticas de prevenção nas próprias atividades assistenciais já existentes na rede de serviços de saúde.

Entretanto, uma das principais dificuldades em estabelecer serviços efetivos de prevenção de DST/aids é que estas envolvem, entre suas rotas de transmissão, práticas muito íntimas, carregadas de simbolismos particulares que são social e culturalmente determinados.

Os profissionais de saúde que já trabalham com a demanda de assistência a DST e HIV/Aids têm a oportunidade ímpar de manter um contato direto com a intimidade da vida do cliente, podendo assim promover um trabalho preventivo ajustado às necessidades individuais.

Para melhor aproveitamento deste momento privilegiado dos serviços de saúde, propomos que a ação preventiva possa ser efetivada por meio da prática do aconselhamento - o que, de fato, muitas vezes já ocorre.

O aconselhamento é um instrumento importante para a quebra da cadeia de transmissão das DST e HIV/Aids na medida em que propicia uma reflexão sobre os riscos de infecção e a necessidade de sua prevenção.

O documento aqui apresentado tem por finalidade auxiliar os trabalhadores de saúde que atuam neste contexto a exercerem de forma mais aprimorada e eficaz as práticas de aconselhamento em DST e HIV/aids.

A adesão dos gerentes dos serviços de saúde a esta proposta, inclusive quanto aos seus aspectos de monitoria e avaliação, é um dos fatores indispensáveis para viabilizar a efetiva implementação da prática do aconselhamento.



Download
Uploaded

Nenhum comentário